Restauração do violão - Fábrica Gaúcha de Instrumentos de Corda
Esta é a restauração de um violão construído pela antiga Fábrica Gaúcha de Instrumentos de Cordas, este violão chegou em minha oficina neste estado que as fotos mostram, mas percebi assim que o vi, que embaixo do monte de problemas, ele era um bom instrumento.
Em sua etiqueta tem o nome de Jacir S. Bungi, que é o segundo dono do nome "Fábrica Gaúcha de Instrumentos de Corda", depois a etiqueta passou a ter escrito "Irmãos Bungi", aqui no blog tenho uma postagem explicando melhor a história.
Pelo que percebi os instrumentos eram bem baseados nos antigos Del Vecchio, tive algumas informações de que a fábrica queria produzir instrumentos mais acessíveis. Os instrumentos da Fábrica Gaúcha que tive a oportunidade de restaurar, tinham uma coisa que falta em muitos instrumentos da atualidade, que é a facilidade de ser tocado e regulado, um instrumento extremamente macio, bom grave, e notas claras em toda a extensão da escala.
Haviam diversos problemas para serem resolvidos neste violão, paleta quebrada em várias partes e cheia de pregos, arranhões profundos, lateral quebrada em grande extensão, roseta faltando pedaço, trastes oxidados, poeira por dentro e por fora, mas, apesar de tudo isso, o verniz do tampo estava em ótimo estado e juntamente com o dono do instrumento, tomamos a decisão de preservá-lo para dar um ar mais original e para que o instrumento não parecesse saído de uma fábrica atual, mantendo assim sua beleza antiga.
Veja abaixo as fotos da restauração que fiz.
Esse violão e de madeira laminada ou maciça?
ResponderExcluirNão me lembro muito bem, mas acho que era maciço. Abraço!
ResponderExcluir