Em instrumentos de tampo maciço e bem calibrados em sua espessura eu utilizava esta técnica para conseguir ver elementos da parte interna, como travessas e leques harmônicos, assim como o posicionamento de captadores de contato que poderiam correr o risco de serem prensados na hora de uma colagem de cavalete. Esta técnica também pode ser usada para encontrar pequenas rachaduras, para ver partes fracas na estrutura, bolsões de resina e até prever os lugares que poderão rachar.
A técnica consiste em utilizar uma lâmpada (eu usei uma pequena lâmpada de lanterna de carro) ligada a uma fonte de 12 volts. Lembre-se sempre de tomar cuidado ao mexer com eletricidade, certifique-se de usar corretamente os elementos e que sejam adequados as potências a que foram destinados.
Após ligar à fonte na tomada de energia é só colocar a lâmpada dentro do corpo do instrumento, e apagar qualquer outra luz que estiver acessa no ambiente, é melhor fazer isso a noite, fica mais nítido.
Perceba que liguei a lâmpada com a luz da oficina ainda acessa, a lâmpada parece não ter muita luminosidade. Tome cuidado porque essa pequena lâmpada é incandescente e esquenta bastante podendo causar uma queimadura ao tocar na nossa pele ou até mesmo danificar algo no instrumento.
Mas ao começar a ser introduzida pela boca do cavaco já poderemos ver como ela é forte.
Este cavaco possuía um tampo extremamente fino e surgiram muitas rachaduras, repare que fui obrigado a colocar um reforço no lado direito do instrumento, internamente.
Observe onde ficou o reforço internamente.
Neste outro cavaco foi possível ver uma rachadura na emenda do tampo, e colar antes que ela ficasse mais aberta.
Neste mesmo cavaquinho da foto anterior eu precisava colar o cavalete, mas o captador de contato estava muito próximo da área que seria prensada, então na hora de colocar os sargentos eu deveria saber exatamente onde deveria colocá-los para não atingir o captador, esta técnica auxilia bastante nestes casos.
É possível também fazer cópias de estruturas internas de instrumentos, quem fabrica às vezes quer copiar um instrumento antigo sem desmontá-lo e esta técnica também pode ajudar bastante.
Lembro que esta técnica de "raio x" só funciona em instrumentos feitos de madeira maciça e com espessura bem calibrada, em instrumentos laminados a sobreposição das lâminas não permite uma boa passagem da luz.
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